Cartucho de toner não reconhecido: saiba como resolver!

O que fazer quando minha impressora não reconhece o meu cartucho novo? 

 

Assim como todo consumível de um equipamento de impressão, os cartuchos precisam ser trocados constantemente. Durante o processo de troca, podemos nos deparar com situações que, de início, parecem ser desesperadoras. Uma dessas situações é quando a impressora não reconhece o toner recém comprado. 

Se você já passou por isso, com certeza sabe o quanto é assustador imaginar que, na hora da troca, o equipamento foi danificado e que terá que investir em assistência técnica, ou pior ainda, adquirir uma máquina nova! Mas não se desespere! Separamos algumas dicas para que você possa solucionar o problema  sem a ajuda de terceiros. 

  Primeira dica, verifique se o cartucho adquirido realmente é o ideal para sua máquina. Isso porque na hora de efetuar a compra do suprimento novo, pode ocorrer falta de atenção sobre as especificações do produto e resultar na compra do consumível errado – não compatível ao equipamento.  

As especificações do produto comumente estão disponíveis no site da loja fornecedora, mas caso não sejam encontradas, você pode coletar estas informações junto aos meios de comunicação do fabricante ou no próprio manual do produto. 

Segunda dica, desinstale o produto da máquina para análise. Normalmente, os cartuchos novos possuem uma fita de proteção envolta dos conectores ou chip. Certifique-se de que esta fita foi retirada antes de encaixar o produto dentro da máquina. Caso perceba que o lacre não foi removido, realize o processo de remoção e confira se o problema de falta de reconhecimento foi resolvido. 

Caso ainda assim o seu problema não tenha sido solucionado, partimos para a terceira dica. Se seu equipamento a tinta não tiver tecnologias que realizem a limpeza da cabeça de impressão, realize você mesmo a limpeza dos conectores do cartucho e da máquina.  

Passo a passo para limpeza da cabeça de impressão: 

1)Com muito cuidado utilize um cotonete, ou outro objeto que não solte fiapos, levemente umedecido com água filtrada ou álcool e passe, cuidadosamente, sob os conectores do cartucho e em seguida, sob os conectores da máquina.  

2) Em seguida, aguarde alguns minutos até que ambos estejam totalmente secos e encaixem novamente para verificar se estão funcionando. É imprescindível que o equipamento esteja desconectado da tomada na hora de realizar a limpeza. 

3) Se seu equipamento for a laser, a dica é diferente! Caso sua impressora utilize uma espécie de ‘gancho’ para se conectar ao suprimento, verifique se o mesmo está coberto de resíduo. Caso a resposta seja positiva, realize a limpeza do local seguindo o mesmo procedimento citado acima.  Já alguns cartuchos de toner, acompanham um chip. Este chip faz o trabalho similar ao dos ganchos, ou seja, são responsáveis por fazer a conexão do toner à máquina. Realize testes para se certificar de que o acessório não está apresentando defeito ou queimado. Se esse for o erro apresentado, infelizmente outro cartucho deverá ser utilizado e, você deverá se informar junto a loja onde o produto foi adquirido, quais procedimentos deverão ser seguidos. 

4)Outra dica importante, é para máquinas a laser monocromática, verifique se o sensor TD (Sensor de densidade do toner) está apresentando defeito. Em casos em que esta peça não esteja em seu perfeito funcionamento, a máquina não consegue fazer a leitura da recarga de toner, consequentemente, impede que as impressões continuem sendo feitas, uma vez que, a impressora não entende que possui suprimento disponível para ser utilizado. 

Agora, caso nenhuma dessas dicas funcionem, o mais aconselhado é que você recorra à assistência técnica para que seja feita uma avaliação mais técnica e detalhada no equipamento e verifique onde  está o erro e  qual a melhor solução.  

SE LIGA! A atitude mais importante para evitar que esses problemas ocorram em sua máquina é sempre investir em cartuchos de qualidade! Quer saber mais sobre cartuchos de impressão?  Fale com um especialista aqui.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *