5 Dicas que aumentam a vida útil de sua impressora

Aumente a vida útil de sua impressora com essas dicas

Todos os produtos elétricos que adquirimos tem uma vida útil pré-definida pelo fabricante. Com as impressoras acontece a mesma coisa, porém, quando usadas corretamente, podem durar muito mais. O cuidado correto evita a depreciação do equipamento fazendo com que ele funcione bem por anos!  

 

Para te ajudar a conservar melhor a sua impressora, preparamos 5 dicas para você: 

 

1 – Escolha a impressora adequada para o seu tipo de negócio 

Se você tem uma gráfica que exige alto volume de produção, escolha uma impressora com alta produtividade e performance. Caso contrário, poderá ter um custo elevado com manutenção.  

 

Essa é uma decisão que deve ser tomada no momento da compra do equipamento, por isso, deixamos essas perguntas que podem te ajudar a escolher a máquina correta de acordo com a configuração da sua empresa: 

 

  • Onde vou colocar? (faça essa pergunta para saber o tamanho máximo que a impressora pode ter) 
  • Qual é a média de páginas que eu imprimo por mês? 
  • Preciso de impressão colorida ou somente preto e branco?  
  • É necessário ter uma impressora simples ou uma multifuncional? 

 

2 – Desligue-a antes de tirar da tomada 

Pode parecer uma dica simples, mas esse é um dos maiores motivos que fazem equipamentos elétricos estragarem. Quando encerrar as suas atividades, desligue a sua impressora no botão on-off e assim que encerrar o processo de desligamento tire a tomada, evitando assim picos de energia que, ao passar do tempo, danificam o seu equipamento. 

 

3 – Faça a limpeza e manutenção regularmente 

Um equipamento bem cuidado tem a sua vida útil prolongada. Sabendo disso, mantenha a sua impressora limpa na parte externa, interna e faça a manutenção ao menos uma vez por ano. 

A limpeza de impressoras e multifuncionais é muito delicada pois, dependendo do que for feito, pode atrapalhar o funcionamento. O ideal é fazer a limpeza externa com um pano úmido para retirar a poeira e na parte interna verificar com o fabricante o que pode ser limpo manualmente e o que é necessário ser limpo pela manutenção. 

 

4 – Cartuchos e toners 

Você sabia que ingredientes de qualidade fazem ótimos pratos? Com suprimentos de impressão é a mesma coisa!

Use sempre toners de boa qualidade , isso ajuda na qualidade de sua impressão, melhorando  a nitidez, cor e resolução dos seus trabalhos.  Além disso, os  cartuchos de boa qualidade faz reduzir a deterioração do seu equipamento. 

5 – Qualidade dos papeis 

Podemos usar a mesma lógica com os  suprimentos, já que o resultado da impressão é influenciado se a qualidade do papel for ruim. Os papéis de má qualidade também aumentam o acúmulo de sujeira na impressora, levando a um possível dano no equipamento.  

Outra dica, é analisar marcas de folhas de papel do mercado. Pesquise por aquelas com maior qualidade e que não absorvam tanto a umidade do ambiente. Isso evita que a impressão perca a nitidez. Assim,  a sugestão é observar a qualidade do papel e atentar ao seu local de armazenamento ( Ele precisa ser fresco e seco para evitar problemas). 

 

Essas dicas foram úteis para você? Então assine a nossa newsletter e passe a receber mais dicas como essa!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *